quarta-feira, 5 de maio de 2010

PROJETO LEITURA


Nossa escola foi contemplada com livros do Projeto Leitura. O senhor Sidnei Cunico esteve em nossa escola nos entregando de 100 exemplares de livro. Todos atuais e muito interessantes.

Sidnei Cunico explicou que o Projeto Leitura surgiu da em 2008, da conversa de um grupo de amigos sobre a questão: “como podemos ajudar a sociedade humana?”.

Após algumas reflexões, concluímos que um dos pontos críticos da atual sociedade, mas pouco comentado, é a massificação cultural e de informação.

Boa parte desta massificação ocorre em função da limitação de opções em televisão, rádio ou até mesmo em leituras curtas como jornais e revistas.

A leitura de livros é considerada, de certa forma, libertadora porque permite ao leitor navegar sua imaginação enquanto lê um conto ou mesmo uma biografia ou um fato histórico. Ao contrário da televisão em que o espectador fica passivo, apenas consumindo informação e emoções.

Além disto, a leitura propicia compreensão de culturas diferentes e percepção melhor da mente humana, seus valores e suas idéias. Isto porque o autor pode se estender em pensamentos de cada personagem, entrando no detalhe da mente humana que não é possível em filmes, ou novelas televisivas.

Também, se o leitor quiser entender melhor um tema real, atual ou histórico, pode buscar livros específicos de diferentes autores, e comparar opiniões, podendo formar a sua de modo independente.

Então este grupo de amigos, vendo na leitura um dos fatores de individualização do ser humano, resolveu contribuir para que as pessoas sintam gosto pela leitura. Esta é nossa missão.

Para isto, nada melhor do que trabalhar crianças e adolescentes em seu ambiente escolar.

Por isto o Projeto Leitura se aproxima de bibliotecas de escolas, especialmente as públicas.

Buscamos livros da atualidade, que despertem no estudante o desejo de ler por si só e não apenas quando obrigado por tarefa escolar.

Entendemos que, ao despertar o gosto pela leitura, continuará a buscar seus próprios livros à medida que avançar na fase adulta e será um eterno leitor, e quem sabe até um escritor.

Até o momento foram doados 300 livros nas escolas contempladas pelo projeto. No primeiro ano de ação, 2009, contabilizamos 2.000 leituras, o que significou uma média de 6 a 7 leituras por aluno que tinha acesso aos mesmos. Consideramos o resultado satisfatório para continuidade do projeto. Para 2010, pretendemos alcançar, pelo menos, mais 5.000 retiradas, já que triplicamos o alcance do projeto.

Espalhe esta idéia!

PROJETO LEITURA

Um comentário:

Senador Teotônio Vilela disse...

Precisamos de mais pessoas com a mesma iniciativa do Sr. Sidnei Cunico e que doem acervo literário de qualidade e com temas atuais.
Luciane Colombo
Secretária da Escola